Abdominoplastia
A Abdominoplastia é o tratamento responsável pela remoção dos excessos de gordura e pele da região superior abdominal, além de restaurar os músculos da parede abdominal quando os mesmos estão enfraquecidos ou separados.
Este tipo de procedimento pode ser indicado em casos onde o paciente perdeu bastante peso, como em uma pós-bariátrica, e dietas e exercícios físicos atrelados a dietas infelizmente não proporcionaram o resultado esperado, sendo necessário o auxílio de procedimentos para rejuvenescimento corporal.
Além disso, pacientes com peso corporal e proporção dentro da normalidade também podem desenvolver um abdômen protruído, frouxo e flácido.
As causas mais comuns destas situações incluem:
Gravidez;
Envelhecimento;
Oscilações significativas no peso;
Hereditariedade;
Cirurgia prévia.
Condições para a cirurgia de Abdominoplastia
Como em todos os procedimentos cirúrgicos, existem alguns pré-requisitos que o paciente deve preencher, tais quais:
Não ter nenhuma patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
Abdicar da nicotina. A substância pode comprometer a cicatrização e, como consequência, o resultado do procedimento.
Benefícios da Abdominoplastia
Além de proporcionar uma nova aparência para a região da barriga, a abdominoplastia pode suavizar ligeiramente as estrias caso as mesmas estejam localizadas em áreas de pele que serão removidas, como as que se encontram abaixo do umbigo.
O ideal é sempre passar com um cirurgião especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para que ele fale tudo que pode ser melhorado no seu caso.